Justiça de Santos nega pedido de Neymar para censurar podcast

Publicado em 29/04/2025 às 13:05:32
Justiça de Santos nega pedido de Neymar para censurar podcast

A Justiça negou dois pedidos de Neymar e seu pai para impedir a veiculação de um podcast investigativo do Uol sobre a trajetória do atacante. A defesa do jogador buscava, por meio de tutela antecipada, analisar o conteúdo antes da publicação, o que foi considerado censura prévia pela Justiça.

A decisão judicial, proferida pelos juízes Gustavo Antonio Pieroni Louzada e Eduardo Hipolito Haddad, ressaltou a proteção constitucional à liberdade de imprensa e que a fama traz ônus, não havendo violação de direitos ao se usar a história de uma pessoa pública.

A assessoria de Neymar afirmou que o objetivo da ação era ter acesso prévio ao material para "preservar direitos de terceiros, contratos, processos em curso e, sobretudo, a intimidade dos protagonistas". O advogado do atleta, Gustavo Ribeiro Xisto, ressaltou que a defesa poderá responsabilizar judicialmente os responsáveis caso sejam identificados danos.

O podcast, lançado em 22 de abril, é apresentado por Juca Kfouri e Pedro Lopes, com episódios semanais que prometem revelar como Neymar e seu pai construíram um império bilionário. Os jornalistas analisaram mais de 6.000 páginas de documentos e realizaram 15 horas de entrevistas exclusivas. O Uol informou que procurou a assessoria de Neymar e seus representantes desde outubro do ano passado, mas não obteve respostas.

Nesse período, Neymar se recupera de uma lesão na coxa esquerda, o que tem gerado tensão no Santos, especialmente após uma invasão de torcedores ao CT do clube para cobrar os jogadores pela má campanha no Campeonato Brasileiro. Neymar não estava no local durante o incidente.