Lula compara política a futebol e lamenta crise do Corinthians: "Torre de Babel"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à BandNewsFM na última terça-feira (12), traçou um paralelo entre a política e o cenário atual do futebol brasileiro, com foco nas instabilidades do Palmeiras e na crise enfrentada pelo Corinthians, seu clube de coração.
Ao comentar sobre o rival alviverde, Lula elogiou o técnico Abel Ferreira, descrito como o treinador mais vitorioso da história do clube. Contudo, o presidente destacou que mesmo o português, após uma derrota para o Corinthians, foi alvo de críticas e xingamentos por parte da torcida, comparando a situação à dinâmica da política: "O técnico do Palmeiras é o que mais títulos ganhou pelo clube. Recentemente, ele perdeu para o Corinthians, e você vê a torcida chamando ele de burro, mandando ele para aquele lugar... É um cara que ganhou tudo pelo Palmeiras. É mais ou menos como na política", afirmou.
Em relação ao Corinthians, Lula expressou profunda indignação com a crise interna que culminou na destituição de Augusto Melo da presidência em assembleia-geral de sócios no último sábado (11). O presidente comparou a situação a uma "Torre de Babel", demonstrando inconformismo com os rumos do clube: "Neto, por favor, me ajuda a entender: sou corintiano desde 1954. Já passei fome, tomei chuva e apanhei por causa do Corinthians. Sou um cara inconformado. Como o Corinthians chegou na baderna que virou? Parece uma Torre de Babel que ninguém compreende ninguém", desabafou em conversa com o apresentador Craque Neto.
Lula também criticou o desempenho do time no Campeonato Brasileiro, onde o Corinthians amarga a penúltima colocação com apenas 22 pontos em 19 jogos, um dos piores inícios de campeonato de sua história. Lamentou a falta de resultados, mesmo com um elenco de alta folha salarial: "Temos só 22 pontos na tabela em 19 jogos. Não é possível. Isso com os jogadores ganhando um salário razoável. O que está acontecendo, Craque Neto? Você que entende de Corinthians como ninguém... De vez de quando, no almoço, assisto a você. Queria uma explicação para a torcida mais fiel deste país", questionou.
O presidente finalizou exaltando a Fiel como "a melhor torcida do mundo" e mencionando o preconceito que a torcida corintiana ainda enfrenta, associada a estereótipos de classe social e cor da pele. Para Lula, o conforto para essa torcida virá unicamente com vitórias, e ironizou os desfalques da equipe, mencionando ídolos históricos: "Neto, se você soubesse o quanto a gente é avacalhado no debate... falam que o Corinthians é time de favelado, de pobre, de negro... tudo o que é adjetivo é falado contra a torcida do Corinthians. Eu acho que o Corinthians tem a melhor torcida do mundo, não tem nada igual. Mas ela precisa de um pouco de conforto, e o conforto é o time ganhar. Estava pensando que a gente ganharia do Juventude. Que decepção, Neto, quando vi a televisão... dizem que o Corinthians está desfalcado: está desfalcado de você (Neto), do Sócrates, do Casagrande, do Zenon, do Rincón...", disse.
Ambos os clubes terão compromissos importantes nesta semana. O Palmeiras enfrenta o Universitário, pela Libertadores, nesta quinta-feira (14), enquanto o Corinthians recebe o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no sábado (16).