Lula reafirma soberania, critica traidores e defende união em pronunciamento pré-7 de Setembro

Publicado em 07/09/2025 às 10:48:25
Lula reafirma soberania, critica traidores e defende união em pronunciamento pré-7 de Setembro

Em um pronunciamento em rede nacional na noite de sábado (6), às vésperas das celebrações do 7 de Setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a defesa da soberania nacional e conclamou a união dos brasileiros em prol da democracia, do meio ambiente e das instituições.

Ao simbolizar a data como marco da conquista da liberdade, Lula declarou: “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”.

O chefe do Executivo dirigiu críticas a políticos que, em sua visão, agem contra os interesses do Brasil. “Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará”, disparou.

Lula detalhou que a soberania nacional se manifesta em ações concretas, como o combate à desigualdade, a preservação das conquistas trabalhistas, a geração de oportunidades para jovens e o apoio a empreendedores e pessoas em vulnerabilidade. "Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro", ressaltou.

Durante o discurso, o presidente também defendeu a manutenção do Pix como sistema público e gratuito, além de expressar preocupação com o uso das redes digitais para a disseminação de desinformação, discurso de ódio e crimes, como a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre os avanços recentes de seu governo, Lula citou a queda do desemprego, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações em menos de três anos, a redução pela metade do desmatamento na Amazônia e a preparação para a Conferência do Clima da ONU (COP30), sediada em Belém.

Ao finalizar, o presidente convocou os brasileiros à união: “Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”.

Confira: