Morre Maria Nice Miranda, aos 95 anos, primeira defensora pública do país

Publicado em 28/04/2025 às 18:41:34
Morre Maria Nice Miranda, aos 95 anos, primeira defensora pública do país

Faleceu neste domingo (27), aos 95 anos, Maria Nice Leite de Miranda, pioneira como a primeira defensora pública do Brasil. A defensora estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, desde 12 de abril. A causa da morte não foi informada.

Em nota, o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, ressaltou o legado de Maria Nice, afirmando que sua trajetória e compromisso com a Justiça continuarão a inspirar futuras gerações.

Nascida em Cantagalo (RJ), Maria Nice ingressou no Ministério Público estadual em 1958, mas optou por se juntar ao grupo inicial de defensores públicos do estado, carreira recém-criada e subordinada à Procuradoria-Geral de Justiça.

Nomeada em um segundo grupo, após a iniciativa pioneira de seis homens em 1954, Maria Nice fez história. Em 1974, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Assistência Judiciária do antigo Estado do Rio de Janeiro, função que exerceu até a extinção do órgão em 1975, com a fusão do estado ao da Guanabara.

Reconhecida por sua dedicação à defesa dos mais necessitados, Maria Nice foi homenageada em 2007 com o Colar do Mérito Judiciário pelo Tribunal de Justiça do Rio. A defensora se aposentou aos 70 anos, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro, instituição que considerava sua segunda casa.