MP-BA denuncia envolvidos com exploração de rifas ilícitas à Justiça; lista inclui influenciadores digitais e PMs

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia à Justiça contra 37 pessoas, incluindo os influenciadores digitais Franklin de Jesus Reis, conhecido como Neka, e Ludmila Soares do Nascimento. A acusação é de envolvimento em uma organização criminosa que movimentou milhões de reais por meio da exploração de rifas ilegais e subsequente lavagem do dinheiro obtido. A ação é um desdobramento da operação "Falsas Promessas 2".
Segundo o Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), a organização criminosa montou um elaborado esquema para captar, movimentar e ocultar os recursos ilícitos. O grupo utilizava empresas de fachada, laranjas e outras pessoas interpostas para dissimular a origem do dinheiro.
As investigações revelaram que os crimes eram praticados por diversos núcleos organizados, que atuavam de forma coordenada na exploração das rifas clandestinas e na ocultação dos lucros. O Gaeco apurou que os grupos mantinham "relações sistemáticas de cooperação", compartilhando recursos logísticos, financeiros e operacionais, configurando um "consórcio delitivo estruturado" com o objetivo de maximizar os lucros e dificultar o rastreamento da origem ilícita dos valores.
A organização criminosa promovia rifas clandestinas em larga escala, com indícios de fraudes nos sorteios para garantir que os prêmios não saíssem do controle do grupo. Além disso, o esquema envolvia a dissimulação da origem dos recursos e a reintrodução do dinheiro na economia formal por meio de empresas de fachada, contas bancárias de terceiros e movimentações em espécie.
Os denunciados foram acusados de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e promoção de jogos de azar. Entre os líderes da organização, estão José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como "Nanan Premiações", Ramhon Dias de Jesus Vaz e Josemário Aparecido Santos Lins. Uma extensa lista de outros envolvidos também foi divulgada, incluindo familiares, sócios e outros colaboradores do esquema.