MP-BA e Bombeiros Iniciam Planejamento Integrado para o Carnaval de 2026

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio dos promotores de Justiça Audo Rodrigues e Artur Ferrari, deu início, nesta última terça-feira (29 de julho), às discussões estratégicas para o Carnaval de 2026. Em reunião com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Aloísio Fernandes, e o comandante de Operações da corporação, coronel Nelzito Coelho Filho, o foco foi a preparação e organização integrada para a festividade.
O encontro serviu para analisar os progressos do Carnaval de 2025, identificando pontos fortes e áreas que demandam aprimoramento. A colaboração entre o MP-BA e o Corpo de Bombeiros visa garantir que o evento transcorra com o máximo respeito aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, com um compromisso contínuo de minimizar falhas e fortalecer a segurança da população.
Reforçando essa abordagem proativa, o MP-BA já havia articulado, no Carnaval deste ano, uma rede interinstitucional por meio de reuniões prévias com diversas esferas estaduais e municipais. O objetivo foi estabelecer um planejamento conjunto de ações e protocolos de resposta rápida a eventuais incidentes vivenciados pelo público. Sob a coordenação dos promotores Audo Rodrigues e Artur Ferrari, essas iniciativas abrangeram áreas cruciais de atuação do MP durante o Carnaval, como segurança pública, meio ambiente, saúde, proteção da criança e do adolescente e defesa dos direitos humanos.