Nadadores baianos conquistam mais de 40 medalhas em competições nacionais de Águas Abertas

Publicado em 12/05/2025 às 21:35:14
Nadadores baianos conquistam mais de 40 medalhas em competições nacionais de Águas Abertas

A natação baiana voltou a se destacar no cenário nacional. Entre os dias 1º e 3 de maio, nadadores do estado brilharam na etapa do Maranhão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) e da Copa Brasil de Águas Abertas, competições realizadas em São Luís. O desempenho da delegação foi notável, resultando na conquista de 44 medalhas em diversas categorias e distâncias, reafirmando a força do esporte aquático da Bahia.

O expressivo total de medalhas incluiu 17 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze, distribuídas entre atletas de clubes como CEPE, Acquacenter, Yacht Club, Aquarius Esportes e New Rhanc. Essa performance coletiva sublinha a qualidade da natação baiana em águas abertas, contando com nomes de relevância tanto no país quanto internacionalmente.

Pelo CBI, alguns atletas tiveram resultados de grande destaque. Victoria Beatriz Rosário, do CEPE, que conta com apoio dos programas FazAtleta e Bolsa Esporte, conquistou a prata na prova dos 10 km em sua categoria, garantiu o bronze no geral da mesma distância e foi ouro nos 5 km em sua categoria. Companheira de clube e também apoiada pelo FazAtleta, Claudine Conceição Tekes ficou com a segunda colocação geral e a primeira em sua categoria na prova de 3km.

O Acquacenter também viu sua categoria de base brilhar. Keylane da Silva faturou o ouro em sua categoria nos 3km, enquanto Nicolas Azevedo conquistou a prata tanto no geral dos 5km quanto em sua categoria nos 3km. Ambos são contemplados pelo programa Bolsa Esporte.

Representando o Yacht Club, cinco atletas apoiados pelo programa FazAtleta obtiveram ótimos resultados: Ronaldo Zambrano alcançou duplo pódio geral, sendo 3º nos 10 km e 2º nos 5 km; Eduarda Jorge ficou em 3º no geral dos 3 km e em 2º em sua categoria; Pedro Mattos conquistou o bronze em sua categoria nos 10km; Luisa Sugimoto levou o bronze geral nos 5km; e Eduardo Mustafá, também beneficiado pelo Bolsa Esporte, garantiu a prata em sua categoria nos 5km.