Neoenergia Coelba Flagra Academia e Frigoríficos em Feira de Santana por Furto de Energia Elétrica

Uma operação especial da Neoenergia Coelba, realizada em julho em Feira de Santana, revelou um esquema de furto de energia elétrica em uma academia de alto padrão e três frigoríficos. A informação foi divulgada neste sábado (9).
De acordo com a empresa, a ação recuperou 500 mil quilowatts/hora de energia, um volume que seria capaz de abastecer aproximadamente 10 mil residências por 15 dias. A operação teve como objetivo principal o combate a fraudes em estabelecimentos comerciais previamente identificados.
Os estabelecimentos flagrados na prática criminosa foram notificados a arcar com os custos do consumo não medido, acrescidos de multa e juros. Os responsáveis pelos estabelecimentos também poderão responder a inquérito policial.
A Neoenergia Coelba ressalta que as ligações clandestinas, realizadas por indivíduos sem autorização, representam um sério risco de acidentes e causam sobrecarga nas redes elétricas, resultando em interrupções no fornecimento de energia. Além disso, o furto de energia configura concorrência desleal, pois os infratores obtêm vantagem indevida ao não pagar pelo consumo utilizado.
"Furtar energia não compensa. Identificamos a ligação clandestina e o infrator será responsabilizado por tudo que deixou de medir", declarou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.
O furto de energia é crime tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. A prática é ilegal, coloca vidas em perigo e pode causar interrupções no fornecimento de energia para toda a comunidade.