O Brasil não precisa continuar comprando dos EUA, declara Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (29) que o Brasil não tem a necessidade de manter sua relação comercial com os Estados Unidos, em resposta às tarifas impostas pelo país norte-americano. Ao conceder entrevista à rádio Serra Dourada FM, em Ipirá, o ex-governador da Bahia criticou a postura do presidente dos EUA, Donald Trump, que, segundo Costa, não demonstra interesse em dialogar.
Costa reiterou a possibilidade de o Brasil adotar medidas de reciprocidade caso as tarifas, que atingirão 50% sobre todos os produtos brasileiros e entram em vigor em 1º de agosto, sejam efetivamente implementadas. "Se for confirmado e for implementado essas tarifas, medidas de reciprocidade serão, sim, tomadas, porque já que eles não querem ter relação comercial com o Brasil, o Brasil também não precisa continuar comprando deles, pode comprar de outros países", declarou o ministro.
O ministro ressaltou que essa disputa comercial não beneficia nenhum dos lados envolvidos. Ele enfatizou que o Brasil está aberto ao diálogo, mas que a conversa exige a participação de ambas as partes. "Do nosso lado, como é uma posição unilateral até aqui deles, nós estamos dispostos a conversar, mas conversa precisa de dois interessados, ninguém conversa sozinho, se só conversa é quando o outro está interessado em conversar, e até que eles não têm dado demonstrações firmes de interesse em conversar", concluiu Rui Costa.