OAB-BA Lança Projeto "OAB por Elas" para Capacitação Jurídica Humanizada a Mulheres em Situação de Violência

Publicado em 06/08/2025 às 16:47:39
OAB-BA Lança Projeto "OAB por Elas" para Capacitação Jurídica Humanizada a Mulheres em Situação de Violência

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), deu um passo significativo no combate à violência de gênero ao lançar, na última segunda-feira (4), o projeto “OAB por Elas: Formação em Ação”. O evento de lançamento ocorreu no Salvador Business, localizado no Caminho das Árvores, e marca um importante reforço às ações do Agosto Lilás.

A iniciativa tem como principal objetivo qualificar a advocacia baiana para oferecer um atendimento jurídico humanizado e especializado a mulheres em situação de violência. Promovido em colaboração entre a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada, o projeto prevê a interiorização da formação, levando capacitação a todas as subseções da OAB-BA. A meta é fortalecer a rede de proteção às vítimas, com treinamentos focados em gênero e direitos humanos.

A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, enfatizou a relevância do projeto: "Neste mês de Agosto Lilás, a OAB-BA inicia mais um projeto importantíssimo para levar capacitação e formação para a advocacia no interior, para atender as mulheres vítimas de violência. Essa luta tem que ser de todas nós", declarou.

Fernanda Graziella, presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, ressaltou a importância de um atendimento especializado: "Com o ‘OAB Por Elas’, a OAB Bahia busca qualificar o atendimento da advocacia para que todas as mulheres e meninas sejam respeitadas e protegidas de forma adequada, buscando ter todo o acompanhamento com perspectivas de gênero e a qualificação adequada", explicou.

Thais Bandeira, presidenta da Comissão da Mulher Advogada, sublinhou o simbolismo do Agosto Lilás: "Estamos iniciando hoje todas as atividades de um mês muito importante, porque é um mês de conscientização para que a gente tente erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher", afirmou.

Além do “OAB por Elas”, a OAB-BA anunciou outras ações relevantes, como o projeto “Caixas com Cartas para um Recomeço”, também da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher. Esta iniciativa visa proporcionar apoio emocional a mulheres em situação de violência através de mensagens de incentivo e solidariedade.

O evento contou com a presença de advogados, autoridades e representantes de entidades dedicadas à defesa dos direitos das mulheres, consolidando o compromisso da OAB-BA no combate à violência de gênero.