Operação contra desvios na pandemia em Camaçari apreende veículos de luxo, relógios e obra de arte

Publicado em 07/05/2025 às 15:10:08
Operação contra desvios na pandemia em Camaçari apreende veículos de luxo, relógios e obra de arte

A Polícia Federal (PF) apreendeu 60 mil euros, três relógios de luxo, uma obra de arte e cinco veículos de alto padrão – incluindo modelos Porsche, Land Rover e Range Rover – durante a Operação Virulência, deflagrada nesta quarta-feira (7) em Camaçari e Salvador. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, tendo como um dos alvos o imóvel do empresário Manolo Cal.

A investigação apura supostas fraudes em dispensas de licitação para ações de combate à Covid-19 em Camaçari, ocorridas em 2020, no início da pandemia. Os contratos investigados envolvem a reforma de uma unidade de saúde com a implantação de um Hospital de Campanha e a contratação de profissionais de saúde.

Segundo a PF, duas entidades apresentaram propostas fraudulentas na licitação, e uma terceira foi contratada para executar tanto os serviços de reforma quanto os serviços médico-hospitalares. A PF apurou que a execução dos serviços foi terceirizada, gerando um desembolso de mais de R$ 5,6 milhões para a entidade vencedora. Um superfaturamento de R$ 1,4 milhão, equivalente a 26% do valor total contratado e pago, foi detectado.

Os investigados podem ser responsabilizados por crimes como fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e organização criminosa.