Operação Segunda Camada: Policial Civil e Gerente da Caixa são Alvos de Prisão em Feira de Santana por Fraudes

Publicado em 07/08/2025 às 10:53:39
Operação Segunda Camada: Policial Civil e Gerente da Caixa são Alvos de Prisão em Feira de Santana por Fraudes

Uma operação batizada de Segunda Camada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) em Feira de Santana, tem como alvos um policial civil e um gerente da Caixa Econômica Federal. Embora os nomes dos envolvidos não tenham sido divulgados, a ação policial é um desdobramento da investigação anterior, denominada "Fake Front", iniciada em maio do ano passado. Naquela ocasião, apurou-se a atuação de um grupo criminoso responsável pela abertura de 21 contas bancárias em agências da Caixa, tanto em Feira de Santana quanto em Brasília (DF), utilizando documentos falsos.

De acordo com a Polícia Federal (PF), o objetivo do grupo era obter recursos por meio de empréstimos fraudulentos, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão às instituições bancárias. A operação desta quinta-feira cumpre um total de quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. Adicionalmente, um mandado de suspensão do exercício da função foi expedido para o gerente de banco, e ordens de bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados também foram emitidas.

As decisões judiciais foram proferidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana. A operação conta com a colaboração do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A Corregedoria da Polícia Civil também está acompanhando os desdobramentos devido ao envolvimento de um policial na investigação. Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.