Paraguai quer 'gol' no Brasil e aposta em Assunção para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Publicado em 13/08/2025 às 12:33:14
Paraguai quer 'gol' no Brasil e aposta em Assunção para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

O Paraguai almeja uma vitória expressiva contra o Brasil na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, com Assunção como candidata única contra a proposta conjunta de Rio de Janeiro e Niterói. A declaração foi feita por Camilo Pérez Moreira, presidente do Comitê Olímpico do Paraguai (COP), que demonstrou confiança na capacidade do país.

A confiança paraguaia é reforçada pela presença de César Ramírez, ex-atacante do Flamengo e atual Ministro da Secretaria Nacional de Esportes, no comitê da capital paraguaia. Ramírez discursou durante a apresentação do projeto à Panam, entidade organizadora dos Jogos. "Ele já meteu muitos gols no Brasil, e esperamos continuar assim", comentou Camilo Pérez Moreira, em referência ao sucesso do ex-jogador.

Atualmente, Assunção sedia os Jogos Pan-Americanos Júnior, evento para atletas até 23 anos, que se estende até o dia 23 de agosto. Nesta competição, Camilo Pérez Moreira revelou a ambição de dobrar o número de medalhas conquistadas em comparação com a primeira edição, em Cali. "Esportivamente, nossas expectativas são que o Paraguai possa dobrar a quantidade de medalhas conquistadas nos Jogos de Cali. Estamos buscando 20 medalhas, tivemos 10 em Cali. Organizacionalmente, buscamos a excelência."

O presidente do COP também destacou os planos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. "Pela primeira vez em nossa história, temos um pressuposto definido até os Jogos Olímpicos. Lançamos um plano de alto rendimento, onde vamos apoiar todos os nossos atletas nestes quatro anos", afirmou.

Sobre a concorrência com Rio de Janeiro, cidade com histórico em megaeventos esportivos, Pérez Moreira ressaltou a concentração de instalações. "Nossa maior fortaleza é a concentração de 85% dos esportes em dois parques com locais muito próximos."

Para a candidatura de 2031, Assunção prevê a construção de uma arena com capacidade para 10 mil pessoas e a utilização do estádio da Copa do Mundo de 2030, com 80 mil lugares. Serão realizadas reformas em outros locais do complexo esportivo, com a adição de infraestrutura moderna e a melhoria de vias de acesso, incluindo uma nova autopista. "O Paraguai está crescendo muito, muito, muito, e nós somos parte do crescimento", concluiu o presidente do COP.