Pesquisa AtlasIntel: 85,3% dos brasileiros defendem que Lula demita o ministro Carlos Lupi por fraudes no INSS

Uma ampla maioria da população brasileira, precisamente 85,3%, defende a demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em meio ao escândalo de fraudes e descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O dado alarmante é resultado de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1º) pela AtlasIntel.
O levantamento, que ouviu mil pessoas em todo o país entre 29 de abril e 1º de maio, período posterior à deflagração da operação da Polícia Federal que investiga os desvios bilionários, revela ainda que apenas 8,7% dos entrevistados acreditam que Lupi deveria permanecer no cargo durante as investigações, enquanto 6% não souberam opinar.
As investigações em curso apuram a ocorrência de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS entre 2019 e 2024, com estimativas de que os desvios alcancem a cifra de R$ 6,3 bilhões.
A pesquisa AtlasIntel também constatou que 84,4% dos brasileiros acompanharam de perto o caso, enquanto 15,6% declararam ter algum conhecimento sobre o assunto.
Questionados sobre terem sido vítimas ou conhecerem alguém que sofreu com os descontos indevidos, 42% dos entrevistados responderam afirmativamente. Desses, 35,6% afirmaram conhecer alguém que teve descontos indevidos nos benefícios do INSS, e 6,4% se declararam vítimas diretas. Outros 58% negaram ter passado pela situação ou conhecer alguém que a tenha enfrentado.
Entre os entrevistados com mais de 60 anos, 24,2% relataram ter sofrido descontos indevidos em seus benefícios, enquanto 25,4% afirmaram conhecer alguém que foi vítima. Metade dos entrevistados nessa faixa etária (50%) negou ter sido afetada ou conhecer alguém que tenha sofrido com os descontos irregulares.