PL Bahia: Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, surge como possível candidato ao Governo em 2026

O cenário político baiano está em ebulição com as recentes movimentações do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL). O gestor tem intensificado sua aproximação com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, demonstrando uma forte articulação nos bastidores. A relação entre os dois líderes políticos ganhou destaque nacional quando Costa Neto se hospedou na residência de Natal no litoral norte de Salvador.
Fontes internas do PL, que preferiram não se identificar, revelaram ao Blog dos Políticos do Sul da Bahia, parceiro do BN, que Jânio Natal figura na lista de possíveis candidatos ao Governo da Bahia em 2026, um nome que estaria sendo considerado por Valdemar Costa Neto. Embora a especulação ainda esteja em fase embrionária, a possibilidade já ganha força entre as lideranças estaduais do partido. É importante ressaltar a presença de outras figuras relevantes no PL, como o ex-ministro João Roma, que mantém seu apoio ao ex-presidente Bolsonaro, mesmo diante de sua inelegibilidade.
A eventual pré-candidatura de Jânio Natal é vista como uma estratégia do Partido Liberal para apostar em um nome com significativo capital político e apelo popular, especialmente nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, onde o prefeito ostenta considerável influência. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte de Jânio Natal ou da executiva estadual do PL sobre esses planos.
Nos bastidores, essa articulação é interpretada como mais um movimento estratégico da oposição em seu embate contra o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). A meta do governo petista é assegurar a permanência de seu grupo político no poder pela quarta eleição consecutiva, em uma disputa que promete ser acirrada.