Prefeitura baiana faz alerta sobre golpes através de mensagens

A Prefeitura de Paulo Afonso, cidade localizada na divisa entre Bahia, Sergipe e Alagoas, divulgou um alerta nesta terça-feira (29) sobre golpes que utilizam indevidamente o nome e o CNPJ do município.
De acordo com a administração municipal, criminosos estão enviando mensagens fraudulentas por e-mail e aplicativos, simulando comunicações oficiais da prefeitura para coletar informações das vítimas. Um dos golpes identificados envolve a menção a processos judiciais inexistentes.
As mensagens fraudulentas, utilizando o nome e os dados da prefeitura, contêm links maliciosos que induzem o destinatário a fornecer dados pessoais e bancários. Em comunicado oficial, a prefeitura enfatizou que não realiza "notificações judiciais, intimações ou qualquer tipo de comunicação processual por WhatsApp, e-mails pessoais ou outros aplicativos de mensagens instantâneas".
A gestão municipal ressaltou que "toda e qualquer comunicação oficial da administração municipal segue os canais institucionais reconhecidos, com protocolo administrativo e identificação clara da origem". A prefeitura orienta que as possíveis vítimas de golpes denunciem os casos às autoridades competentes, como a própria prefeitura, a polícia ou à plataforma utilizada para o envio da mensagem fraudulenta.