Produção Industrial da Bahia Avança em Junho, Impulsionada por Petróleo e Mineração

A produção industrial da Bahia registrou um crescimento de 2,1% em junho de 2025, comparado a maio. Este resultado reverte a tendência de queda de 3,9% observada no mês anterior. Na análise anual, o setor industrial baiano apresentou um avanço de 0,8% em junho de 2025 frente ao mesmo mês de 2024.
Os dados, provenientes da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), indicam um acumulado positivo de 0,7% no primeiro semestre do ano. Em um período de 12 meses, a alta alcançou 2%.
Em junho, os setores que mais contribuíram para o desempenho positivo foram Derivados de petróleo, com alta de 7,2%; Indústria extrativa, com 3,9%; Produtos de borracha e plástico, com 1,9%; e Metalurgia, com 1,6%.
Por outro lado, o setor de Produtos químicos apresentou a maior retração em junho, com queda de 8,5%. Outros setores que registraram recuos foram celulose e papel, couro e calçados, bebidas e minerais não metálicos.
No acumulado do primeiro semestre, os setores de Derivados de petróleo e Máquinas e materiais elétricos se destacaram com as maiores altas, registrando respectivamente 7,6% e 26,7% de crescimento.