Projeto quer criar guichês de cobrança exclusivos para motocicletas nos pedágios da Bahia

Visando aprimorar a experiência de motociclistas em praças de pedágio na Bahia, o deputado estadual Hassan (PP) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do estado (AL-BA). Publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (25), o PL propõe a criação de guichês e corredores exclusivos para motocicletas nas rodovias baianas.
A proposta de Hassan determina que as concessionárias responsáveis pelas rodovias adaptem os guichês e viabilizem o uso de TAGs e outros sistemas de cobrança automática para motos. O projeto também prevê campanhas educativas para familiarizar os motociclistas com as faixas exclusivas.
Os corredores e cancelas exclusivos deverão ser devidamente sinalizados e, sempre que possível, separados fisicamente das demais faixas, garantindo maior segurança aos motociclistas, em conformidade com as normas técnicas de segurança viária.
Após a eventual aprovação do PL, as concessionárias terão um prazo de 180 dias para implementar as mudanças. O descumprimento da medida estará sujeito às penalidades previstas nos contratos de concessão.
Hassan justificou a proposta argumentando que a medida já é adotada em países como Estados Unidos, França, Itália e Malásia, e que sua implementação resultará em maior fluidez do tráfego e mais segurança para os motociclistas.
"O impacto social deste projeto é altamente relevante, pois representa um passo decisivo para a valorização do motociclista, para a modernização das estruturas de pedágio baianas e em prol do alinhamento do Estado da Bahia com as melhores práticas internacionais", declarou o deputado, ressaltando os benefícios em termos de eficiência viária, economia de tempo e, principalmente, preservação da integridade física dos motociclistas.