Ruy Barbosa: Presidente da Câmara, Ney Marques Dias, Renuncia em Sessão Extraordinária com Tensão Política

Em uma sessão extraordinária marcada pela tensão, o vereador Ney Marques Dias (PSB), presidente da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (08). O anúncio foi feito por meio de uma carta de renúncia lida por um colega no plenário, por volta das 10 horas da manhã. Dias justificou a decisão alegando não estar disposto a enfrentar um processo administrativo que, segundo ele, circula nas ruas e visa sua cassação. "Na minha idade vocês vão perceber que o medo passa longe. Quem tem medo de sombras, não é aqui nessa casa [legislativa] que deve ter", declarou o vereador em seu discurso, solicitando respeito.
A carta de renúncia, que torna a decisão efetiva a partir de sua leitura, foi assinada por Marques Dias referente ao cargo de presidência da mesa para o biênio 2025-2026, e foi lida pelo primeiro secretário, Tacinho Filho (PSD). O documento aponta "motivo pessoal" como a causa para o afastamento.
O município de Ruy Barbosa vive um cenário político incomum na Bahia, com a prefeitura já tendo sido assumida interinamente pelo próprio vereador. A renúncia de Dias, que conta com dez mandatos na cidade, ocorre em um período de controvérsias e investigações sobre sua gestão. Recentemente, o vereador publicou um vídeo polêmico em suas redes sociais com depoimentos de pessoas que alegavam morar em um terreno cedido por ele e sobreviver da agricultura familiar.
Além disso, a Justiça anulou atos anteriores de Ney Dias que haviam exonerado assessores parlamentares, forçando sua retratação com a publicação de novas portarias de nomeação. Em seu último pronunciamento como presidente, o vereador manifestou o desejo de que uma nova votação para a escolha do substituto seja marcada para a próxima segunda-feira (10), com a possibilidade de reorganização de chapa. A renúncia abre caminho para a definição de um novo comando na Casa Legislativa. A eleição para a presidência da Câmara tem sido marcada por votações apertadas.
Os vereadores eleitos na atual legislatura em Ruy Barbosa são: PSD (Tacinho Filho, Raimundo Costa, Bernardino Neto, Robério Nascimento e Jumar Adorno); PSB (Ney Dias, Marcos Oliveira, Carlos Gomes, Cesar Santos e Geovan Santos); e MDB (Eridan Dourado).