Sem resposta da Casa Branca para realização de reunião, chanceler brasileiro decide retornar dos Estados Unidos

Publicado em 29/07/2025 às 23:34:59
Sem resposta da Casa Branca para realização de reunião, chanceler brasileiro decide retornar dos Estados Unidos

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, encerrou sua viagem aos Estados Unidos e retornou ao Brasil nesta terça-feira (29), após não obter sucesso em agendar um encontro com representantes do governo de Donald Trump em Washington. A decisão de Vieira, conforme apurou a CNN, foi motivada pela ausência de previsão de reuniões na capital americana.

O governo Lula havia previamente comunicado às autoridades americanas sobre a visita do chanceler e a intenção de discutir a tarifação imposta pelo presidente Trump, que entraria em vigor em 1º de agosto. Inicialmente, o Brasil condicionou a ida de Vieira a Washington a uma sinalização de abertura ao diálogo por parte dos Estados Unidos, enfatizando que a negociação demandava o interesse de ambas as partes.

Fontes do governo americano confirmaram à CNN que não havia nenhum agendamento de reunião entre membros do executivo e o chanceler brasileiro.

Durante sua permanência em Nova York, Mauro Vieira participou de uma reunião da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA). Na terça-feira, ele realizou três encontros bilaterais: com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa; o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi; e a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana do Senegal, Yassine Fall.

No dia anterior, segunda-feira (28), além da conferência da UNRWA, o ministro participou de reuniões bilaterais com seus homólogos do Canadá, Espanha, Portugal, Áustria e Palestina. As conversas com a ministra canadense Anita Anand e o chanceler português Paulo Rangel abrangeram a questão da Palestina e as relações comerciais entre os países. O acordo entre Mercosul e União Europeia também foi discutido com Rangel e com o chanceler espanhol.