Sindimed e Sesab se reúnem para discutir demissões de médicos na Bahia; PJ é ponto central

Publicado em 08/08/2025 às 12:29:44
Sindimed e Sesab se reúnem para discutir demissões de médicos na Bahia; PJ é ponto central

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) se reunirá nesta sexta-feira (8), em Salvador, com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para debater a denúncia de demissão de 529 médicos das unidades Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e das Maternidades Tsylla Balbino, Iperba e Albert Sabin. O encontro, uma reivindicação antiga da categoria, visa discutir as contratações em regime de Pessoa Jurídica (PJ) na rede pública de saúde estadual.

A titular da Sesab, Roberta Santana, acatou o pedido do Sindimed para um diálogo sobre o tema. O sindicato informou que apresentará ao encontro pautas claras, elaboradas de forma coletiva pelos profissionais.

O caso veio à tona no último dia 15 de julho, quando o Sindimed denunciou o possível desligamento de médicos contratados pelo regime da CLT em cinco unidades estaduais. A alegação do sindicato é que a Sesab estaria promovendo as demissões com o intuito de realocar os profissionais sob regime de Pessoa Jurídica.

Na época, Rita Virgínia, presidente do Sindimed, informou que um aviso sobre os desligamentos foi encaminhado à organização social responsável pelas contratações dos médicos.