STF abre seleção para duas vagas no CNJ com foco em juízes e desembargadores

Publicado em 09/09/2025 às 11:24:25
STF abre seleção para duas vagas no CNJ com foco em juízes e desembargadores

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o processo seletivo para preencher duas importantes vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As oportunidades são destinadas a um desembargador de Tribunal de Justiça e a um juiz estadual, que atuarão como conselheiros.

Os novos conselheiros serão nomeados para mandatos de dois anos, cobrindo o biênio 2026-2028, com a possibilidade de recondução subsequente. As posições em aberto são as atualmente ocupadas pelo Conselheiro José Rotondano, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e pela Conselheira Renata Gil, juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Seus mandatos expiram em 1º de fevereiro de 2026.

Magistrados de primeiro e segundo graus que atendam aos requisitos constitucionais e desejem concorrer às vagas precisam realizar sua candidatura formalmente. O processo de inscrição ocorre através do portal do STF, com prazo final em 12 de setembro. Adicionalmente, os candidatos deverão enviar seus currículos para a assessoria do Supremo.