Trump sinaliza possível redução de tarifas sobre produtos chineses no futuro: "Em algum momento"

Publicado em 05/05/2025 às 00:45:14
Trump sinaliza possível redução de tarifas sobre produtos chineses no futuro: "Em algum momento"

Em entrevista à NBC News neste domingo (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, sinalizou uma possível redução das tarifas de 145% atualmente impostas sobre as importações chinesas. Questionado sobre a possibilidade de diminuir os tributos, Trump inicialmente adotou um tom evasivo, sugerindo que as tarifas estariam dificultando as negociações com o líder chinês, Xi Jinping.

Contudo, o presidente indicou que Pequim demonstra interesse em manter as relações comerciais com Washington, argumentando que a economia chinesa estaria enfrentando dificuldades. Trump tem demonstrado, recentemente, uma postura mais flexível em relação às políticas de taxação internacional.

Em entrevista anterior, concedida em 22 de abril no Salão Oval, Trump já havia mencionado a possibilidade de uma redução "substancial" nos altos impostos sobre produtos chineses, embora tenha descartado a eliminação completa dessas tarifas. Segundo o presidente, os Estados Unidos estão passando por um período de "transição" nas relações comerciais com a China, com o objetivo de estabelecer um novo acordo entre os dois países.