Vereadora é cassada sob acusação de uso de atestados falsos em eleição de Antônio Cardoso

Publicado em 12/05/2025 às 16:23:14
Vereadora é cassada sob acusação de uso de atestados falsos em eleição de Antônio Cardoso

A vereadora Cecília Silva Conceição, conhecida como Cecília do Oleiro (PSDB), teve seu mandato cassado em Antônio Cardoso, no Portal do Sertão. A decisão, proferida pela juíza Carísia Sancho Teixeira e divulgada nesta segunda-feira (12), acolheu duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que a acusavam de abuso de poder político nas eleições do ano passado.

Conforme informações obtidas pelo Acorda Cidade, a cassação da legisladora, que havia sido reeleita, atende a uma ação movida pelo ex-deputado Targino Machado. Ele alegou que a vereadora utilizou atestados médicos falsos para angariar votos, fazendo uso de papéis timbrados da prefeitura local e o carimbo de uma médica, supostamente obtido de forma irregular.

Ainda segundo relatos, a defesa da vereadora nega veementemente as acusações, atribuindo o processo a uma suposta perseguição política e colocando em dúvida a solidez das provas apresentadas.

Além da perda do mandato, a decisão judicial implica na inelegibilidade da vereadora por um período de oito anos e na aplicação de uma multa de 50 mil UFIR. Determina ainda a nulidade dos votos recebidos por Cecília do Oleiro e o subsequente recálculo do quociente eleitoral no município. A decisão ainda é passível de recurso.