"Ações têm que ser permanentes", cobra deputado Manuel Rocha para combate a seca na região de Irecê

Publicado em 28/04/2025 às 19:47:32
"Ações têm que ser permanentes", cobra deputado Manuel Rocha para combate a seca na região de Irecê

Em entrevista ao Projeto Prisma, o deputado estadual Manuel Rocha (União) criticou a atuação dos governos federal e estadual no combate à seca e à estiagem que assolam o interior da Bahia, especialmente a região de Irecê. Segundo o parlamentar, a resposta governamental tem sido reativa, com ações pontuais em momentos de crise, em vez de um trabalho contínuo e preventivo.

Rocha denunciou a falta de apoio concreto aos produtores, citando a escassez de água, a falta de carros pipa e cestas básicas, além da necessidade de subsídios para a compra de alimentos. Ele destacou o aumento expressivo no preço do milho, que inviabiliza o acesso para muitos produtores.

Apesar de reconhecer a abertura do governo estadual ao diálogo durante a audiência sobre a seca, realizada na última sexta-feira (25), o deputado enfatizou a urgência de medidas efetivas. Ele relatou que a situação é crítica em municípios como Coribe e Correntina, afetando drasticamente a produção de leite, lavouras e rebanhos na região de Irecê.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já reconheceu situação de emergência em 61 municípios baianos devido à estiagem, um número que pode aumentar. Onze cidades da região de Irecê – América Dourada, Cafarnaum, Canarana, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique – decretaram situação de emergência e aguardam reconhecimento do Governo Federal.