Acusados na morte do policial federal Lucas Caribé serão julgados pelo Tribunal do Júri

Dois acusados de envolvimento na morte do agente da Polícia Federal Lucas Caribé de Monteiro de Almeida, ocorrida durante a Operação Fauda no bairro de Valéria, em Salvador, serão julgados pelo Tribunal do Júri. A decisão é da Justiça Federal da Bahia.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou os investigados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio contra 19 outros agentes policiais e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A denúncia detalha que os réus, membros de uma facção criminosa que atua na Bahia, orquestraram um ataque coordenado contra os agentes da lei. O objetivo era retomar o controle de uma área dominada por um grupo rival. Armados com fuzis e pistolas, os criminosos emboscaram os policiais, resultando na morte de Lucas Caribé e ferimentos graves em outros membros da equipe.
O confronto que vitimou o agente Lucas Caribé ocorreu na manhã de 15 de setembro de 2023, durante a Operação Fauda. Além da morte do policial, dois outros agentes ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde deles não foi divulgado. Na ocasião, dois suspeitos também morreram no confronto.