Agência americana nega que Elevidys causou morte de criança de 8 anos no Brasil

Publicado em 31/07/2025 às 17:46:59
Agência americana nega que Elevidys causou morte de criança de 8 anos no Brasil

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, descartou qualquer ligação entre o medicamento Elevidys e a morte de uma criança de 8 anos no Brasil. A posição da FDA surge após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter atribuído a causa do óbito a uma infecção viral, considerando "improvável" um nexo causal com o tratamento para distrofia muscular de Duchenne (DMD).

No Brasil, o Elevidys encontra-se temporariamente suspenso, medida tomada em decorrência de três mortes registradas nos Estados Unidos, que foram relacionadas ao uso do fármaco. Apesar do pronunciamento da FDA, a Anvisa manteve a proibição, justificando que a norma permanecerá vigente até que "recentes incertezas de segurança" sejam completamente elucidadas.

O Elevidys figura como o medicamento mais caro disponível no mercado brasileiro. Informações da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) indicam que seu custo pode atingir quase R$ 20 milhões, considerando a incidência de 22% de ICMS em alíquota estadual.