AGU exclui sindicato do irmão de Lula de lista de possível fraude no INSS

Publicado em 09/05/2025 às 01:04:07
AGU exclui sindicato do irmão de Lula de lista de possível fraude no INSS

Em uma reviravolta no caso das fraudes em descontos associativos em benefícios do INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU) retirou quatro entidades de sua lista de associações com bens bloqueados. A decisão beneficia a Sindapi, que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além da Sindapi, também foram excluídas da lista a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a ABCB / Amar Brasil. A Contag, que lidera o ranking de recebimento de recursos provenientes de descontos em benefícios do INSS, teve como ex-presidente Aristides Veras dos Santos, irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

A medida da AGU ocorre em meio a um bloqueio total de 12 entidades, sendo que sete delas estão sob investigação da Polícia Federal (PF). As investigações apuram um prejuízo estimado em R$ 2,6 bilhões, além de indícios de quebra de sigilo fiscal nas associações e seus dirigentes. Entre as medidas cautelares adotadas, estão a retenção de passaportes dos envolvidos e a suspensão de suas atividades.