Instituto de Identificação Pedro Mello emite novo RG para comunidades Quilombolas e de Povos Originários.

Publicado em 17/05/2025 às 20:05:14
Instituto de Identificação Pedro Mello emite novo RG para comunidades Quilombolas e de Povos Originários.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), participou da Caravana de Direitos Humanos, realizada entre os dias 13 e 16 de maio nos distritos de Taboquinhas, em Itacaré, e Olivença, em Ilhéus. A ação itinerante, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais, ofereceu à população serviços de documentação civil e atendimento administrativo.

Durante a iniciativa, o IIPM realizou o atendimento de 440 pessoas para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O público-alvo prioritário foram membros de comunidades quilombolas e povos originários residentes no litoral sul da Bahia.

Um dos destaques desta edição foi a oportunidade, inédita para alguns indivíduos, de membros da etnia Tupinambá incluírem o nome de sua ancestralidade em seus documentos de identidade. A medida conecta o direito à identidade individual com as raízes culturais desses povos.

Antônio Sande, Coordenador de Identificação Civil do IIPM, ressaltou que "Esta ação reforça o braço da cidadania da Polícia Técnica, garantindo a todo cidadão baiano o pleno exercício de seus direitos".

Além dos serviços de identificação, o IIPM aproveitou a presença na Caravana para fortalecer diálogos com instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública. O objetivo é estabelecer cooperação e sinergia para a efetiva implementação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

A atuação da Polícia Científica, através de seus institutos, em iniciativas como esta, reafirma seu compromisso na promoção da cidadania e dos direitos fundamentais, especialmente para as populações que mais necessitam.