Augusto Melo é Destituído da Presidência do Corinthians em Votação Histórica

Publicado em 10/08/2025 às 12:36:02
Augusto Melo é Destituído da Presidência do Corinthians em Votação Histórica

A presidência do Corinthians sofreu uma reviravolta neste último sábado (9), com a aprovação do impeachment de Augusto Melo. Por uma ampla maioria, 1413 sócios votaram a favor da destituição, contra 620 votos contrários. Melo já se encontrava afastado do cargo desde 26 de maio, por decisão do Conselho Deliberativo.

Em resposta à confirmação de seu impeachment, Augusto Melo declarou que contestará as "irregularidades da votação", prometendo "tomar as medidas cabíveis pelas vias adequadas". Em nota oficial divulgada após a decisão, Melo detalhou suas alegações, apontando para a condução da votação por indivíduos em campanha contra sua gestão, a suposta coação de votantes por membros de torcidas organizadas e a negativa em fornecer registros de entrada de sócios para conferência.

"Entre os absurdos ocorridos neste sábado está a condução da votação por pessoas que estão em campanha contra Augusto Melo, sem isenção para desempenhar essa função. A diretoria interina permitiu que entrassem no clube membros de organizadas que coagiram os votantes e se negou a disponibilizar o registro de entrada dos sócios no clube, para que fosse possível comparar o número de entradas com o número de votos. A apuração das urnas foi controlada pelos adversários do presidente", afirmou Melo.

A convocação para uma nova eleição ficará a cargo de Romeu Tuma Júnior, atual presidente do Conselho Deliberativo. Acredita-se que a participação nessa futura eleição seja restrita aos conselheiros, que atuarão como votantes.

Vale lembrar que o direito ao voto na ocasião do impeachment foi concedido a todos os associados com mais de 18 anos, que tivessem no mínimo cinco anos de associação e com as mensalidades em dia.