Felca denuncia adultização infantil na web e alerta: 'internet é ambiente para adultos'

Em participação no programa Altas Horas, exibido neste sábado (16), o youtuber Felca expressou sua indignação com a exposição e adultização de crianças em plataformas digitais. "Se você não sente uma indignação, você não é um ser humano. Eu senti uma indignação, tinha um público e falei", declarou.
Na última semana, um vídeo viralizou com denúncias de Felca sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, nos quais, segundo ele, pais e outros adultos lucram com o material. O youtuber detalha que, em alguns vídeos, crianças aparecem em contextos sexualizados ou em ambientes inadequados para a idade, como baladas – prática conhecida como adultização.
Um dos casos citados foi o do influenciador Hytalo Santos, preso na sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, mas cuja defesa nega as acusações.
Felca relatou que a pesquisa e produção do seu vídeo durou cerca de um ano, um período marcado por grande angústia. "É um tema tão aversivo que se você não tem sangue de barata --e eu não tenho-- você não consegue ficar nisso por 30 minutos ao dia. Eu ficava vendo aqueles materiais e ficava com tanta agonia, amargor que, pela minha saúde mental... 'vou fechar o notebook e voltar amanhã'", confidenciou.
Ele explicou que parte dos conteúdos de adultização podem parecer inofensivos sem a devida contextualização. "Mas existiam pedófilos cantando aquelas crianças. E você vai vendo aquele movimento, vai vendo pessoas que produzem conteúdo com suas crianças, pessoas que adultizam propositalmente a criança."
Para o youtuber, a internet não é um ambiente seguro para crianças e a produção de conteúdo por elas para redes sociais deveria ser evitada. "A criança não está preparada. Internet é um ambiente para adultos.", afirmou. Felca também defendeu a supervisão ou até mesmo a proibição do consumo de conteúdo por crianças, visto que "é fácil sair de uma animação para um conteúdo não apropriado."
Ele incentivou o público a reunir provas e fazer denúncias para proteger crianças online. "Eu acho que a melhor iniciativa é do indivíduo, de denunciar, de procurar, reunir provas e denunciar. Denunciar e se tudo der certo, conseguimos uma mudança no algoritmo para que esses conteúdos não sejam nem capazes de chegar no seu feed."
Felca mencionou ter recebido ameaças e críticas, além de ser alvo de difamação, algo que já esperava. "Causou um movimento tão gigantesco que agora está sendo meio nebuloso, está sendo meio difícil de cair a ficha", comentou.
Por fim, o youtuber destacou a repercussão do caso como um "convite para as pessoas que estão assistindo entenderem que vocês têm voz. Existe um poder nas pessoas. Você ver algo que está errado e falar, denunciar. As pessoas ouvem."