Bahia firma parceria com governo federal para implementar Pronasci Juventude e combater violência juvenil

Publicado em 30/08/2025 às 21:00:27
Bahia firma parceria com governo federal para implementar Pronasci Juventude e combater violência juvenil

O Governo da Bahia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) formalizaram uma parceria crucial neste sábado (30) com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI Juventude. A cerimônia, realizada na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, deu o pontapé inicial para as atividades formativas do programa no estado, com foco na prevenção da violência e letalidade juvenil.

Voltado prioritariamente para jovens entre 15 e 24 anos em territórios de alta vulnerabilidade social, o PRONASCI Juventude visa promover cidadania, acesso a direitos e oportunidades de desenvolvimento. Durante o evento, que contou com apresentações culturais e oficinas pedagógicas, 250 jovens da primeira turma foram acolhidos. O programa atenderá inicialmente 500 jovens de bairros como Arenoso, Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina, São Tomé de Paripe, Liberdade e Curuzu.

"Vai me ajudar muito a socializar, ter um futuro, pensar no meu plano. É uma forma de melhorar de vida e me ajudar também financeiramente", celebrou Priscila de Jesus, participante do programa e moradora do Curuzu.

Na prática, o PRONASCI Juventude oferece um apoio financeiro mensal de R$ 500, assistência psicossocial, cursos de qualificação pelo Pronatec e atividades culturais para fortalecer vínculos comunitários. A iniciativa se inspira em projetos exitosos como o “Corra Pro Abraço”.

Marta Machado, secretária nacional de Políticas sobre Drogas do MJSP, destacou a importância da chegada do programa aos territórios de Salvador: "O Estado chega para oferecer oportunidade para que essa juventude possa sonhar, construir projetos de vida, ter oportunidades de crescer e desenvolver todo o seu potencial". Ela adiantou que a expansão para mais mil jovens já está planejada e a possibilidade de levar o programa a outras cidades baianas está em estudo.

Na Bahia, o PRONASCI Juventude atuará de forma integrada com o programa estadual Bahia Pela Paz, buscando a redução da violência e a promoção da cultura de paz. "É muito importante nesse projeto recuperar o valor dos jovens negros e periféricos como uma potência para o desenvolvimento do nosso Estado", afirmou Felipe Freitas, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.

A articulação do programa envolve ainda as secretarias estaduais de Educação (SEC), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Defensoria Pública do Estado. Fabya Reis, titular da Seades, ressaltou que o programa é uma estratégia de reconstrução do pacto federativo, focando na prevenção e profissionalização, com a Seades atuando na seleção dos jovens mais vulneráveis.

O PRONASCI Juventude está alinhado ao Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial, e articulado com outros ministérios federais, como Educação, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, além de contar com apoio de instituições internacionais como UNICEF e UNODC.

"O PRONASCI chega para garantir que a nossa juventude possa viver, sonhar, se emancipar e vencer, articulando ações de acolhimento e integração com as políticas do Estado", reforçou Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas para a Juventude (Cojuve).

A meta nacional é atender cerca de 15 mil jovens até 2026, com o programa já em desenvolvimento no Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.