Bahia perto da classificação na Libertadores? Entenda o cenário do Grupo F

Publicado em 25/04/2025 às 14:41:31
Bahia perto da classificação na Libertadores? Entenda o cenário do Grupo F

O Bahia deu um passo importante rumo às oitavas de final da Libertadores 2025 ao vencer o Atlético Nacional-COL na última quinta-feira. Com sete pontos no Grupo F, o Tricolor se encontra em uma posição favorável na disputa por uma vaga na próxima fase.

Ainda com três jogos por disputar, o Esquadrão tem boas perspectivas de alcançar a pontuação que historicamente garante a classificação. Nos últimos cinco anos (2020 a 2024), a média de pontos necessária para avançar é de 10. Em grupos mais equilibrados, equipes conseguiram a vaga com 9 ou até 8 pontos, mas nesses casos, o saldo de gols e o desempenho nos confrontos diretos foram cruciais.

Com os 7 pontos já conquistados, o Bahia precisa de apenas mais uma vitória para atingir a marca dos 10 pontos, historicamente suficiente para a classificação. No entanto, com nove pontos ainda em jogo, o time pode até mesmo tolerar alguns tropeços, desde que continue pontuando nas partidas restantes.

Uma vitória contra o Nacional-URU, na próxima quarta-feira, combinada com um dos seguintes resultados, praticamente carimbará a vaga do Bahia: vitória do Internacional sobre o Atlético Nacional na Colômbia, ou o Bahia ou o Nacional conquistando ao menos um ponto nos dois últimos jogos da fase de grupos.

Um levantamento do perfil EC Bahia Números revelou que, desde 1995, apenas 9 equipes (2,6%) de um total de 351 que somaram 10 ou mais pontos em fases de grupos da Libertadores não conseguiram se classificar. O caso mais emblemático é o do Audax Italiano em 2007, que terminou em terceiro lugar com 11 pontos.

O Bahia chega à reta final da fase de grupos em uma situação confortável e com boas chances de avançar às oitavas de final. Uma vitória nos próximos três jogos colocará o time em uma posição segura na tabela. A campanha até agora é promissora, mas o momento exige concentração, pois cada ponto conquistado pode ser determinante para garantir a classificação e, quem sabe, manter a liderança do grupo.