Seleção Brasileira volta a ter técnico estrangeiro após 60 anos; conheça lista completa

Publicado em 12/05/2025 às 19:35:14
Seleção Brasileira volta a ter técnico estrangeiro após 60 anos; conheça lista completa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti. A notícia marca um momento histórico para a Seleção Brasileira, que volta a ser comandada por um treinador estrangeiro após 81 anos.

A última vez que a equipe Canarinho teve um técnico de fora do país foi em 1944. Antes, outros nomes estrangeiros já haviam escrito breves capítulos na história da Seleção. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, em 1925. Após passagem pelo Vasco da Gama, ele dirigiu o Brasil no Campeonato Sul-Americano, na Argentina (precursor da Copa América), onde a equipe conquistou o segundo lugar.

Mais tarde, em 1965, o argentino Filpo Núñez, naturalizado brasileiro e treinador do Palmeiras na época, teve uma única oportunidade de comandar a Seleção – representada pelo próprio elenco palmeirense naquele jogo – em uma vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. Sua passagem foi extremamente curta.

Em contraste com as passagens pontuais de seus antecessores estrangeiros, Carlo Ancelotti chega com a missão de liderar um projeto de longo prazo. Ele terá pouco mais de um ano para avaliar, montar e preparar a equipe visando o grande objetivo: a conquista do hexacampeonato na Copa do Mundo de 2026.