Bahia Estreia no Baianão Sub-15 e Sub-17 com Foco em Formação e Futebol Bonito

Publicado em 02/08/2025 às 16:56:32
Bahia Estreia no Baianão Sub-15 e Sub-17 com Foco em Formação e Futebol Bonito

O Esporte Clube Bahia dá o pontapé inicial em sua jornada no Campeonato Baiano nas categorias Sub-15 e Sub-17 neste sábado (2), no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo. A bola rola para o Sub-15 às 9h30, seguido pelo confronto do Sub-17 às 10h.

Uma particularidade na equipe Sub-17 é que o Tricolor entrará em campo com seu time Sub-16, sob o comando de Túlio Bilaque. A equipe principal da categoria, treinada por Carlos Larocca, está concentrada na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17.

Em entrevista concedida na sexta-feira (1º), o técnico Túlio Bilaque expressou grande otimismo para o início da competição: "Expectativa muito alta. O dia a dia de trabalho com eles tem sido muito prazeroso. Consigo ver uma evolução grande e espero que eles consigam vivenciar o máximo de experiências durante a formação", comentou.

Bilaque também abordou os desafios de disputar uma categoria acima com atletas mais jovens: "Por se tratar de uma equipe mais nova, sabemos das dificuldades. Nosso maior desafio é a prática do futebol bonito. Todos querem vencer, mas na base o mais importante é vivenciar experiências, seja no aspecto físico ou de clima. Vencer não é primordial, o foco é performar bem, e a vitória é consequência", afirmou.

Já no comando do Sub-15, João Milanez, bicampeão da categoria, reforçou a filosofia de jogo do clube. "O jogo bonito é algo maior do que todos os treinadores, é uma filosofia do grupo e é o que acreditamos para formar jogadores para o time principal. Precisamos praticar um futebol que potencialize o desenvolvimento individual. Mesmo que, eventualmente, custe um resultado, não abrimos mão de jogar bonito", declarou.

Milanez também celebrou a organização do calendário, que proporcionará um intervalo maior entre os jogos: "Pela primeira vez na temporada teremos a oportunidade de jogar aos sábados. Antes, eram períodos curtos entre as partidas. Encaramos como uma chance de desenvolver nossos jogadores e dar minutagem para aqueles em quem vemos potencial", concluiu.