BahiaInveste terá nome e escopo ampliados com projeto de lei do governo Jerônimo Rodrigues

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei que visa modernizar e expandir as atividades da BahiaInveste - Empresa Baiana de Ativos S.A. A iniciativa busca aprimorar o campo de atuação da entidade estadual, que se dedica à captação de recursos e à viabilização de projetos estratégicos para o desenvolvimento socioambiental-econômico da Bahia.
A proposta, acessada pelo BN, detalha que o objetivo é impulsionar o progresso do estado através da prospecção de investimentos. Uma das principais mudanças é a alteração do nome da empresa, que passará a ser oficialmente denominada BahiaInveste - Empresa Baiana de Investimentos e Ativos S.A.
Se aprovada, a nova lei conferirá à BahiaInveste atribuições como a promoção da imagem e do potencial socioambiental-econômico baiano em âmbito nacional e internacional, a atração de investimentos e negócios, e a cooperação com setores públicos e privados para o fomento de empreendimentos que visem o desenvolvimento do estado. Adicionalmente, a empresa oferecerá suporte aos municípios baianos no relacionamento com investidores e na melhoria do ambiente de negócios. Outra novidade é a possibilidade de explorar os serviços da Loteria do Estado da Bahia, por meio de permissão, concessão ou parcerias.
O Projeto de Lei tramitará em regime de urgência na AL-BA. Atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), a BahiaInveste faz parte da Administração Pública Indireta e opera como uma empresa de economia mista, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira. Sua missão é captar recursos e viabilizar projetos estratégicos, agregando valor e sustentabilidade ao desenvolvimento do povo baiano. Recentemente, a empresa esteve envolvida na contratação de estudos técnicos para a estruturação de um equipamento, com a empresa Eggis - Engenharia e Consultoria LTDA vencendo o processo. A BahiaInveste também realizou a análise de viabilidade do projeto do terminal portuário Miguel de Oliveira, conhecido como Porto da Ford.