Biografia do Papa Leão XIV chega ao Brasil em junho com detalhes do conclave e da infância

Publicado em 18/05/2025 às 11:05:14
Biografia do Papa Leão XIV chega ao Brasil em junho com detalhes do conclave e da infância

A primeira biografia do Papa Leão XIV chega ao Brasil em junho, trazendo detalhes dos bastidores da eleição do pontífice e revelações curiosas sobre a vida de Robert Francis Prevost, apresentado na obra como o americano que hoje lidera a Igreja Católica. Intitulada "Papa Leão XIV" (Editora Petra), a obra é assinada pelo jornalista francês Christophe Henning.

Um dos pontos altos do livro são os bastidores da eleição pontifícia. No prefácio, escrito pelo cardeal Jean-Paul Vesco, há uma descrição marcante do comportamento de Prevost durante o conclave: “Tranquilo, de olhos fechados, rezando”. A narrativa do livro reforça como o então cardeal foi percebido pelos demais eleitores como um homem sereno, discreto e profundamente espiritual.

A biografia também resgata episódios da infância do pontífice. Ainda menino, Prevost demonstrava vocação ao "brincar de padre", utilizando a tábua de passar roupa coberta por uma toalha de mesa para simular a celebração de missas improvisadas em latim e inglês diante da família, sempre com notável seriedade.

A obra traça um panorama do caminho percorrido por Leão XIV até o trono de Pedro e aponta para os desafios que ele terá pela frente. O livro destaca o perfil reservado, porém experiente, do pontífice, com um trecho que detalha suas qualidades: “Ao longo de seu percurso – para não dizer ‘sua carreira’ –, Robert Francis Prevost acumulou muitas responsabilidades, a ponto de preencher todos os requisitos aos olhos dos cardeais: um homem de ação, próximo aos pobres, conhecedor da Cúria, um elo entre o Norte e o Sul, um religioso poliglota...”. O texto menciona sua fluência em inglês, italiano, português, espanhol, além de noções de francês, alemão e latim.

A biografia sugere que a única ressalva à sua eleição seria seu "déficit de mídia". No entanto, após um papa argentino carismático que ‘estourou a tela’, muitas vezes arriscando a provocação, a serenidade de Leão XIV é apresentada como um fator que pode contribuir para a união da Igreja. As informações são baseadas em trechos do livro e na reportagem do jornal O Globo.