Brasil conquista prata inédita no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

O conjunto brasileiro de Ginástica Rítmica fez história neste sábado (23) ao conquistar a medalha de prata na categoria conjunto geral do Campeonato Mundial, realizado no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o país sobe ao pódio nesta prestigiosa competição, que, pela primeira vez, acontece na América do Sul.
A equipe brasileira, sob o comando da técnica Camila Ferezin, alcançou a segunda colocação após uma disputa acirrada nas apresentações finais, sendo superada apenas pelo Japão. A Espanha garantiu a medalha de bronze.
Com uma pontuação total de 55.250, o Brasil demonstrou grande performance, liderando seu grupo e superando a China, atual campeã olímpica.
As apresentações brasileiras encantaram o público, com a equipe utilizando um remix de "Evidência", de Chitãozinho e Xororó, e o hino nacional brasileiro na série mista (três bolas e dois arcos). Na série com fitas, as atletas foram embaladas por "O Que É o Que É?", "Aquarela do Brasil", "Come to Brazil" e "Samba do Brasil".
A escolha de músicas com temática brasileira também foi notada nas apresentações de outras nações, como Austrália e Bélgica, que também incorporaram ritmos nacionais.
O Campeonato Mundial, considerado a principal competição da modalidade após os Jogos Olímpicos, continua neste domingo (24), com as finais das categorias conjunto (arco e bola, e fitas) e individual (arco e bola).