Câmara dos Deputados Deve Pautar Anistia e Foro Privilegiado na Próxima Semana, Afirma Líder do PL

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou nesta quarta-feira (6) que a Casa deve priorizar a pauta de dois temas importantes para a oposição na próxima semana: a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e a revisão das regras do foro privilegiado.
A declaração foi feita após um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros líderes partidários. Segundo Sóstenes, um compromisso foi firmado durante a reunião.
"O presidente Arthur Lira pediu aos líderes aqui representados que construíssemos um compromisso. Na próxima semana, abriremos os trabalhos nesta Casa pautando a mudança do foro privilegiado para tirar a chantagem que muitos deputados e senadores vêm sofrendo por parte de alguns ministros do STF", declarou o parlamentar.
Cavalcante também criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a restauração das prerrogativas do Poder Legislativo. "O nosso objetivo é comunicar de forma transparente para todo o Brasil como foi construído este acordo. O momento do país é gravíssimo, o Poder Legislativo está subjugado ao Judiciário. Toda essa mobilização feita pelos parlamentares tem como objetivo principal o retorno das prerrogativas constitucionais do Congresso, e é isso que foi fruto do acordo", afirmou.
As declarações vêm em um contexto de forte oposição às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão plenária desta quarta-feira foi marcada por protestos de parlamentares da oposição, que chegaram a ocupar a Mesa Diretora da Câmara, sendo posteriormente retirados após negociações lideradas por Arthur Lira.