Vitória: Meia-atacante espanhol Aitor Cantalapiedra é apresentado e celebra desafio no Brasileirão

O Vitória apresentou oficialmente nesta sexta-feira (1º) um de seus reforços para a temporada: o meia-atacante espanhol Aitor Cantalapiedra. Com 29 anos, o jogador chega ao clube baiano após defender o AEK Lanarca, do Chipre, onde registrou 14 gols e duas assistências em 35 partidas na última temporada europeia.
Cantalapiedra acumula uma trajetória com passagens por clubes como Panathinaikos (Grécia), Twente (Holanda), além de ter iniciado a carreira profissional no Barcelona (Espanha). Em sua primeira coletiva como jogador do Leão, o atleta detalhou suas características e sua versatilidade em campo.
"Posso jogar nas três posições atrás do centroavante. Gosto mais de jogar por dentro, pela esquerda ou pela direita. Também me sinto bem aberto. Posso jogar em todas as posições. Quando joguei no Barcelona pude entender todas as posições e estou disposto a entender as exigências do treinador", declarou Cantalapiedra.
Com duas semanas de treinamento no clube, o espanhol se colocou à disposição do técnico Fábio Carille para atuar "alguns minutos" no próximo domingo (3), contra o Palmeiras, no Barradão. Sua última partida oficial foi em 4 de maio.
"O treinador irá decidir. Tenho duas semanas aqui treinando em um ritmo muito alto. Creio que posso jogar alguns minutos e ajudar a equipe na última parte da partida", afirmou o jogador.
Aitor Cantalapiedra teve sua melhor temporada em participações de gols em 2018/2019, pelo Twente, com 16 gols e 10 assistências. Antes de ir para o Chipre, conquistou a Taça da Grécia duas vezes (2022 e 2024) com o Panathinaikos.
O espanhol também comentou sobre a expectativa de atuar no futebol brasileiro: "O Campeonato Brasileiro é muito difícil, competitivo. Todas as partidas são exigentes e essa foi uma das razões que vim para o Vitória porque cada partida é uma grande partida".
Cantalapiedra é o sexto reforço anunciado pelo Vitória nesta janela de transferências, que se encerra em 2 de setembro. A diretoria já confirmou as contratações do goleiro Thiago Couto, do volante Rúben Ismael, do meia Rubens Rodrigues, do atacante Romarinho e do centroavante Renzo López.
Atualmente, o Vitória ocupa a 15ª posição no Campeonato Brasileiro, com 17 pontos em 17 rodadas, dois a mais que o Santos, primeiro time na zona de rebaixamento.