Carlos Lupi diz que descontos indevidos a aposentados do INSS só foram descobertos por ação do governo atual

Publicado em 29/04/2025 às 18:23:31
Carlos Lupi diz que descontos indevidos a aposentados do INSS só foram descobertos por ação do governo atual

Com o apoio de parlamentares do PDT, partido sob sua liderança, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, compareceu à Câmara dos Deputados para uma audiência pública na Comissão de Previdência, Assistência Social e Família. Em sua apresentação inicial, Lupi detalhou os avanços do governo Lula desde 2023.

A presença do ministro ocorre em um momento crucial, após a divulgação de uma investigação sobre descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas realizados por associações. Lupi reafirmou seu compromisso de esclarecer os detalhes da investigação e responder a todas as questões levantadas pelos parlamentares.

Em sua fala, Lupi enfatizou sua disposição em prestar contas ao Congresso e defender os direitos dos aposentados e pensionistas, ressaltando sua trajetória de 42 anos de vida pública pautada pela transparência.

O ministro também destacou que a investigação que revelou as possíveis fraudes nos descontos foi iniciada durante a atual gestão, afirmando que nenhum governo anterior havia realizado uma apuração interna no INSS sobre essa questão.

Na manhã de hoje, o Diário Oficial da União publicou um despacho decisório do INSS que suspende os acordos de cooperação técnica com associações e institutos que realizam descontos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas. A suspensão permanecerá em vigor até que a regularidade e a conformidade com as normas vigentes sejam reavaliadas.

Além disso, o INSS realizará uma análise minuciosa dos acordos em questão, a fim de verificar o cumprimento das normas e propor medidas corretivas ou a rescisão definitiva dos contratos, caso necessário.