Cineasta baiano Roque Araújo será homenageado com exibição de filmes em Salvador

Publicado em 06/05/2025 às 01:03:14
Cineasta baiano Roque Araújo será homenageado com exibição de filmes em Salvador

Salvador se prepara para homenagear o cineasta baiano Roque Araújo, figura emblemática do cinema local, com uma programação especial na próxima quarta-feira (7). O evento, que celebra sua trajetória e contribuições para a sétima arte, incluirá a exibição de seus filmes "Recordar é Viver" (Roque Araújo) e "Roque Santeiro" (Caó Cruz Alves). Além disso, será lançado o cordel "Com Roque na mão e uma ideia na cabeça, Glauber fez os filmes", de Franklin Maxado, que versa sobre a influência de Roque no cinema de Glauber Rocha.

Nascido em 12 de abril de 1937, no bairro da Ribeira, em Salvador, Roque Araújo cresceu imerso no universo cinematográfico, tendo o cinema Jandaia como vizinho. Sua paixão o levou a acompanhar as gravações de "Redenção", de Roberto Pires, e a participar de produções marcantes do cinema baiano, como "A Grande Feira", "Barravento" e "O Pagador de Promessas".

Sua colaboração em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" o impulsionou a trabalhar com Glauber Rocha na montagem de "Deus e o Diabo no Rio de Janeiro", o que o manteve distante de Salvador por três décadas.

Ao longo de sua carreira multifacetada, Roque Araújo exerceu diversas funções no cinema, desde direção de fotografia e iluminação até atuação e direção geral. Sua atuação como diretor do Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica foi crucial para a regularização da lei 6.5333 em 1974, que definiu os direitos e funções dos profissionais da área.

O evento em homenagem a Roque Araújo acontecerá na Sala de Cinema Walter da Silveira (Barris) e incluirá a exibição do filme ‘Vento na Fronteira’, na quarta-feira, 07 de maio de 2025.