Globo estabelece meta para ter 50% de atores negros nos elencos de todas as novelas da emissora

A TV Globo definiu uma meta estratégica para os próximos anos: ter 50% de atores negros nos elencos de todas as suas novelas até 2030. Essa meta faz parte de um relatório de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) que a emissora entregou a acionistas e ao mercado publicitário, conforme divulgado pelo colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo.
De acordo com o documento da emissora, 2024 marca o maior índice de representatividade negra desde que as novas políticas de inclusão foram adotadas, em 2022.
O relatório detalha os avanços alcançados: "Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, Os Outros 2 teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras", informa o texto.
As novelas 'Renascer' e 'Volta por Cima' foram citadas como exemplos de produções que lideraram a participação de atores pretos e pardos em seus elencos.
A emissora também se comprometeu a aumentar a inclusão racial entre seus colaboradores, estabelecendo que 50% dos novos contratados até o fim da década sejam pessoas negras.