Cláudia Abreu fala sobre transtorno bipolar de Filipa em 'Dona de Mim'

Cláudia Abreu, aos 54 anos, marca seu retorno às novelas da Globo após um hiato de nove anos, integrando o elenco de "Dona de Mim". Na trama, ela dará vida a Filipa, uma personagem complexa que enfrenta frustrações e recebe o diagnóstico de transtorno bipolar. A oportunidade de abordar a temática da saúde mental foi um dos principais fatores que a motivaram a aceitar o papel na novela das sete.
A decisão de retornar à teledramaturgia também foi influenciada pela chance de contracenar novamente com Tony Ramos, 76, com quem dividiu a tela em "Belíssima" (2005). A atriz não esconde a admiração pelo colega: "Nunca perderia a oportunidade de contracenar com ele novamente. Tony é aquela luz da televisão, né? Ele também me faz rir, me desconcentra bastante".
Após 37 anos de contrato fixo com a Globo, encerrado em 2023, Cláudia Abreu agora trabalha por obra, um formato que a agrada. "Sempre quis ter liberdade. Também sempre tive uma relação maravilhosa com a Globo, de sair e voltar. Escolhi ser livre, dona da minha carreira, da minha vida", afirma.
Em entrevista, Cláudia Abreu detalha o que a motivou a voltar às novelas após um período dedicado a outras atividades, como séries, filmes, escrita e teatro. A atriz revelou que o convite do diretor Allan Fiterman, com quem trabalhou em "Cheias de Charme" (2012) e "Geração Brasil" (2014), e a oportunidade de atuar em uma novela escrita por Rosane Svartman, foram determinantes.
Sobre sua personagem, Filipa, Cláudia a descreve como uma artista solar e intensa, frustrada por não ter alcançado o sucesso em sua carreira e por se sentir distante da filha e da enteada. A atriz destaca a importância de abordar a questão da bipolaridade na novela, buscando desmistificar o transtorno e contribuir para que o público possa falar sobre o tema com mais naturalidade.
Para compor Filipa, Cláudia Abreu conta que realizou pesquisas, leu artigos e assistiu a filmes, buscando compreender a fundo a condição da personagem. A atriz ressalta a riqueza de Filipa, que permite mostrar diferentes facetas de uma mulher interessante e complexa.
Cláudia Abreu reafirma sua satisfação com o formato de trabalho por obra, que lhe permite ter mais liberdade para se dedicar a outros projetos, sem abrir mão de sua relação com a Globo. A atriz valoriza a oportunidade de conciliar sua carreira na televisão com o cinema, o teatro e outras atividades que a vida lhe proporciona.