Deputada Carla Zambelli permanecerá presa em Roma durante processo de extradição

Publicado em 28/08/2025 às 12:46:31
Deputada Carla Zambelli permanecerá presa em Roma durante processo de extradição

A Corte de Apelação de Roma determinou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) continuará detida em regime fechado, no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda a análise de seu pedido de extradição para o Brasil. A decisão foi comunicada aos advogados da parlamentar nesta quinta-feira (28), confirmando sua permanência na unidade prisional onde está desde o final de julho.

A manutenção da prisão baseou-se em uma perícia médica encomendada pela própria corte. O laudo, apresentado na quarta-feira (27), concluiu que, apesar de Zambelli apresentar doenças, quadro depressivo e estar em greve de fome, suas necessidades terapêuticas podem ser atendidas adequadamente dentro da estrutura carcerária. A especialista não identificou impedimentos para sua permanência na prisão, contrariando os pedidos da defesa por prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Com a definição sobre a prisão, a Corte de Apelação, que atua como primeira instância no caso, poderá dar início à análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. Nas próximas semanas, o Ministério Público de Roma deve apresentar um relatório sobre o caso, seguido por uma audiência para avaliar os requisitos para a extradição.

O advogado italiano Alessandro Gentiloni, representante do Brasil, estima que a decisão de primeira instância possa ocorrer até o final de outubro. Especialistas preveem que o processo completo pode levar de um a dois anos, mas a prisão de Zambelli pode acelerar os prazos. Recursos subsequentes serão julgados pela Corte de Cassação, com prazos estimados entre três e quatro meses para detidos. Por fim, o governo italiano terá 45 dias após a decisão final da Justiça para proferir a palavra derradeira sobre a extradição.

As informações são da Folha de S. Paulo.