Diretoria do Vitória se reúne com Movimento Vitória SAF; saiba detalhes

Publicado em 09/05/2025 às 13:46:07
Diretoria do Vitória se reúne com Movimento Vitória SAF; saiba detalhes

Na última quinta-feira (8), o Movimento Vitória SAF (MVSAF), grupo formado por torcedores, sócios e conselheiros, se reuniu com o presidente do Vitória, Fábio Mota, e outros membros da diretoria rubro-negra para debater o processo de implementação de SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no Vitória. O grupo foi representado por Daniel Barbosa, Ney Campello, Flávio Tanajura (ex-jogador rubro-negro) e Ivo Cruz.

Além de Fábio Mota, a reunião contou o vice-presidente Djalma Abreu, além dos diretores Thiago Noronha, Ralph Fernandes, Ideraldo Gomes e Antônio Boaventura. Segundo o Movimento Vitória SAF, no encontro foi entregue ao presidente Fábio Mota "um documento propositivo chamado Um Diálogo para o Futuro".

Os principais pontos do documento são um diagnóstico inicial, onde é destacado alta atratividade do Vitória para o mercado, e uma proposta de caminhos e ações, com definição para o modelo de SAF, mapeamento e prospecção ativa de investidores com foco nas redes multi-clubes, entre outros tópicos.

Segundo o MVSAF, "o presidente Fábio Mota afirmou que muitas das ações propostas já estão em andamento, mas que fará uma análise mais detalhada do documento". Vale a pena lembrar que desde setembro de 2024, o Vitória firmou parceria com a CSMV Advogados, especialista em SAF's e representada por André Sica, que apresentou um cronograma para desenvolvimento do projeto.

Em novembro, o Vitória realizou workshop (encontro com objetivo de aprofundar conhecimentos em um tema específico) para introduzir o assunto aos membros do Conselhos Deliberativo, Gestor e Fiscal do Leão. O evento foi transmistido ao vivo pela TV Vitória.

Confira a nota do Movimento Vitória SAF com os tópicos abordados na reunião:

"1) DIAGNÓSTICO INICIAL:
O MVSAF entende que o Esporte Clube Vitória é altamente atrativo para o mercado por:
• Estar em Salvador, uma capital estratégica e de forte apelo cultural;
• Ter mais de 3 milhões de torcedores e 44 mil sócios registrados;
• Ser a torcida com maior representatividade negra no Brasil;
• Contar com CT moderno e área de alto valor imobiliário;
• Ter uma base reconhecida nacionalmente na formação de atletas;
• Possuir baixo endividamento comparado a outros clubes brasileiros, o que facilita a atração de investidores;
• Apresentar ampla margem de crescimento esportivo e comercial, por ainda não ter conquistado os principais títulos nacionais e internacionais;
• Estar inserido em um cenário global que favorece investimentos conectados à cultura e impacto social.

2) PROPOSTA DE CAMINHOS E AÇÕES:
• Definição do modelo de SAF: Apresentar, com transparência e participação dos conselheiros e sócios, o modelo de SAF proposto — incluindo percentual de venda, governança e garantias ao clube.
• Criação do “Time SAF”: Formação de uma equipe estratégica responsável pela estruturação da SAF e pela captação de investidores. Essa equipe seria composta por: 1) CSMV Advogados, encarregado da modelagem jurídica; 2) uma assessoria especializada em captação de investidores, como XP Investimentos ou Outfield; 3) um executivo exclusivo do clube (Executivo SAF), responsável por liderar as negociações; e 4) um Comitê Estratégico, com até 10 integrantes, para acompanhar de perto e contribuir em todas as etapas do processo.
• Elaboração de “teaser institucional”: Elaboração de um documento bilíngue (português/inglês) com a visão institucional do clube, reunindo seus principais ativos, indicadores financeiros, projetos estratégicos, modelo de governança proposto, histórico esportivo, patrimônio imobiliário, dados de audiência e torcida, base de sócios e cases de sucesso na formação de atletas — material fundamental para ser apresentado aos potenciais investidores.
• Mapeamento e prospecção ativa de investidores: Foco na prospecção de grupos internacionais com perfil de Multi-Club Ownership (MCO), com histórico de gestão profissional e capacidade de investimento em larga escala — como QSI (PSG), NSWE (Aston Villa), Fenway (Liverpool), RedBird (Milan), entre outros. Essa ação também inclui a ativação de contatos institucionais com embaixadas, confederações e agentes estratégicos, ampliando o diálogo com investidores interessados no mercado brasileiro.
• Roadshow internacional: Realização de um roadshow internacional com apresentações do projeto Vitória SAF em centros estratégicos como São Paulo, Londres, Doha, Miami e Milão, além da participação no World Football Summit (10 e 11 junho, em Monterrey/México) e em outros eventos globais do setor — ampliando a visibilidade do clube e fortalecendo conexões com investidores.

3) CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A criação da SAF é uma oportunidade histórica para reposicionar o Vitória no cenário nacional e internacional, com gestão profissional, investimento e competitividade. O MVSAF reafirma seu compromisso com um processo técnico e responsável, colocando-se à disposição para colaborar institucionalmente em todas as etapas dessa transformação."