Espetáculo “Ânima”, de Lucia Helena Galvão, estreia em Salvador com monólogo sobre mulheres

O Teatro SESC Casa do Comércio, em Salvador, recebe, de 31 de julho a 3 de agosto, o espetáculo "Ânima", da filósofa e dramaturga Lucia Helena Galvão. A peça, que já passou por palcos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, conta com direção de Luiz Antônio Rocha e a atuação da atriz Beth Zalcman. As apresentações acontecem às 20h (quinta a sábado) e às 17h (domingo).
Em sua terceira incursão no teatro, Lucia Helena Galvão, autora de "Helena Blavatsky, a voz do silêncio", entrelaça filosofia e dramaturgia para dar voz a seis personagens femininas de diferentes épocas e culturas. A narrativa de "Ânima" explora temas como misticismo, resistência e a busca por um ideal.
No palco, Beth Zalcman dá vida a uma tecelã que costura as histórias de mulheres notáveis como Joana D’Arc, Simone Weil, Helena Blavatsky, Harriet Tubman, Marguerite Porete e Hipátia de Alexandria. Essas figuras, cada uma em seu contexto, desafiaram as convenções de seu tempo e deixaram um legado marcante na história.
"Quando Lúcia me entregou o texto Ânima, ela me disse: ‘Nele estão seis mulheres que marcaram a minha vida’. Fiquei curiosa, emocionada, ansiosa, e na primeira leitura compreendi que eu viveria uma experiência profunda e bela. Mulheres distintas, vindas de tempos e espaços distantes, mas conectadas pelo desejo de fazer a vida valer a pena para todos", declara Beth Zalcman sobre a peça.
Os ingressos para "Ânima" estão à venda a partir de R$ 65 no Sympla e na bilheteria do Teatro SESC Casa do Comércio.