Ex-assessor de Moraes diz que vai fazer revelações contra o ministro

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, anunciou nas redes sociais nesta quarta-feira (30) que revelará os bastidores do magistrado. Tagliaferro, que reside atualmente na Itália, declarou em uma postagem acompanhada de uma foto de Moraes: "Destruiu minha vida e a de várias pessoas, isso é pouco, logo eu estarei mostrando para o Brasil quem é Alexandre de Moraes e os bastidores do seu gabinete".
Em declarações posteriores, ele afirmou possuir "bastante coisa" e mencionou que "tem algumas coisas fraudulentas que foram feitas (...) e comecei a questionar". Tagliaferro também chamou atenção para o fato de que "só entravam coisas de direita no gabinete e nada de esquerda".
O ex-assessor ocupava o cargo de assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo sido nomeado por Alexandre de Moraes em 2022. Em maio, a Polícia Federal indiciou Tagliaferro por quebra de sigilo funcional com dano à administração pública, após investigações sobre a divulgação de diálogos entre o ministro e servidores do STF e TSE. A polícia apontou que Tagliaferro "praticou, de forma consciente e voluntária, a violação do sigilo funcional – sendo que ele ocupava função de confiança na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral".
Em julho, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido de depoimento de Tagliaferro como testemunha de Filipe Martins, que responde a uma ação no STF relacionada à trama golpista. A decisão do ministro baseou-se na jurisprudência da Corte, que impede depoimentos de investigados.