Fluminense avança com BTG Pactual para se tornar SAF; sócios decidirão futuro

Publicado em 18/08/2025 às 14:23:49
Fluminense avança com BTG Pactual para se tornar SAF; sócios decidirão futuro

O Fluminense deu um passo significativo em direção à sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube carioca aceitou a proposta apresentada pelo banco BTG Pactual e submeterá o contrato para aprovação de seus sócios em Assembleia Geral. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta segunda-feira (18).

O futuro da SAF tricolor agora está nas mãos dos sócios adimplentes, que votarão com base nos termos acordados com o BTG Pactual. A expectativa é que a participação na votação seja similar à da última eleição presidencial, quando aproximadamente 3,7 mil sócios compareceram, representando cerca de 20% do total de aptos a votar.

O projeto detalha a criação de um fundo de investimento que contará com a participação de importantes figuras ligadas ao clube, incluindo André Esteves, proprietário do BTG. A gestão desse fundo será conduzida pela Lazuli Partners, que já está elaborando uma estratégia de comunicação para apresentar a iniciativa, visando mitigar resistências internas, especialmente após os desafios enfrentados por outras SAFs no cenário nacional, como Vasco e Botafogo. A apresentação oficial aos torcedores e conselheiros está prevista para setembro.

Definiu-se também a liderança executiva da futura SAF: o atual presidente Mário Bittencourt, cujo mandato no clube se encerra ao final deste ano, foi escolhido para assumir o cargo de CEO.

**Sobre o BTG Pactual:**
Reconhecido como o maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual, fundado no Brasil, oferece uma gama completa de serviços financeiros, incluindo wealth management, asset management, investment banking e soluções corporativas. O grupo possui uma forte presença nacional e operações em diversos países.