Fortuna Düsseldorf desiste de Weissman após protestos contra declarações sobre Gaza

O clube alemão Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, anunciou nesta terça-feira (5) a desistência da contratação do atacante israelense Shon Weissman. A decisão veio após intensos protestos de torcedores nas redes sociais do clube, motivados por declarações polêmicas do jogador sobre a guerra em Gaza. Segundo o jornal Bild, a justificativa para a reação negativa da torcida se deu em virtude de publicações feitas por Weissman que pediam a "remoção de Gaza do mapa" e o lançamento de "200 toneladas de bombas" sobre o território palestino, alegando que "não existem inocentes em Gaza".
Após a repercussão negativa, o atleta apagou as postagens e se retratou, classificando as declarações como um erro cometido em um momento de grande tensão. Weissman também se manifestou sobre o cancelamento da negociação com o clube alemão, justificando que "é necessário se opor a danos a pessoas inocentes de ambos os lados". O jogador ainda explicou seu posicionamento, afirmando ser "filho de uma nação que ainda sofre com os horrores do dia 7 de outubro", que "continua sendo uma ferida aberta para mim, como pessoa, como israelense e como atleta que representa meu país". A diretoria do Fortuna Düsseldorf confirmou a decisão, declarando que "analisamos Shon Weissman intensamente, mas no final decidimos não contratá-lo."
INFO-TWEET ??
Wir haben uns intensiv mit Shon Weissman beschäftigt, uns aber final entschieden, von einer Verpflichtung abzusehen.#f95 | ?????
— Fortuna Düsseldorf (@f95) August 5, 2025
I am a son of a nation still grieving from the horrors of October 7th. That black day, when entire families were murdered, kidnapped, and brutalized, remains an open wound for me. as a person, as an Israeli, and as an athlete representing my country.
— shonweissman9 (@shonweissman9) August 5, 2025